14.07.2017

Miragens – Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica apresenta a coletiva Miragens. A mostra parte da pesquisa de 7 artistas na região da Saara (RJ), onde se localiza o centro cultural. O resultado da investigação foi um conjunto de pinturas, objetos, instalações e contos. 
O título Miragens sugere diversos sentidos, que igualmente atravessam a exposição: tanto pode ser uma cidade velada, um efeito óptico produzido pela reflexão da luz, um sonho. 
A curadora da exposição, Marisa Flórido, pergunta: “Que cidades uma cidade abriga?”
A partir dos trabalhos apresentados, Marisa criou sete Cidades-Miragens: “Lexia, a cidade das palavras que flutuam sem corresponder a sentidos compulsórios ou costumeiros (Gilberto Martins); YbÝ ObÝ, a cidade da terra azul-verde e das palavras habitadas (Cláudia Lyrio); Vedetta, a cidade de mulheres e sentinelas, de vigilância e sedução (Fernanda Leme); Akó, a cidade das errâncias e flanagens em que cada visão e encontro arremessa a outros tempos e esquinas (Talita Tunala); Astella, a cidade que só se acessa por caleidoscópio (Rafael Prado); Cérbera, a cidade dos rios invisíveis onde se vive de trocas e dívidas perpétuas (Eduardo Garcia); Àgbaiyé, a cidade em que cabe o mundo inteiro (Jean Araújo).”

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Assista aqui a versão em baixa resolução.